About The Author

This is a sample info about the author. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit. Quisque sed felis.

Get The Latest News

Sign up to receive latest news

Pages

3.26.2010

Brainstorm

Algumas questões foram levantadas, quando o projeto estava ainda em análise primária. Esta técnica permite que, através de liberar a imaginação, as perguntas ajudem o grupo a afunilar as idéias e definir melhor os objetivos. Aqui estão as perguntas, já organizadas em afinidade temática:

- Questões sobre os objetivos básicos do projeto

1) Qual o objetivo do projeto?
2) Qual a será a sua utilidade?
3) Como irá funcionar?
4) Porque desenvolver este projeto?
5) Quais as vantagens desse sistema de controle?
6) Qual a maior motivação para a realização do projeto?
7) Qual a ligação com o curso de EPC?
8) Porque foi dado este nome ao projeto?
9) Este projeto é promissor?

- Questões técnicas básicas

10) Quais os materiasi serão usados?
11) Qual o custo mínimo inicial?
12) Qual o tempo de execução satisfatório?
13) Qual o melhor mecanismo de controle pode ser implementado?
14) Há possibilidade de uso de materiais reciclados?
15) Há possibilidade de regulagem elétrica?
16) Que tipo de reservatório será usado?
17) Qual seria o custo de instalação num reservatório real?
18) Como será o controle da vazão?

- Questões técnicas avançadas

19) Há risco de choque pro causa da água junto à estrutura elétrica?
20) Qual a confiabilidade do projeto?
21) Existe aumento da taxa de segurança?
22) Há restrições quanto à aplicação desse sistema?
23) O que pode complicar um possível processo de instalação?
24) Há alternativas para contrapor possíveis problemas?
25) Haveria alguma medida alternativa para aplicação em caso de emergência?
26) Há implicações ambientais neste projeto?

- Questões de cunho conclusivo

27) Que fatores poderiam impedir uma larga aceitação desse projeto?
28) Que público será atingido?
29) Este sistema é viável?
30) Quem será beneficiado com este projeto?
»»  read more

Dados Importantes do Projeto

Gostaríamos de compartilhar com os visitantes deste blog alguns dados importantes do nosso projeto. De começo, é interessante ter essas metas bem definidas, para que, ao longo do semestre, não fujamos do objetivo proposto.

Objetivo Geral - Fazer um estudo simbólico do desenvolvimento da automatização de reservatórios funcionais.

Objetivos Específicos - Verificar os benefícios práticos e teóricos da utilização de reservatórios automatizados em relação aos manuais. Analisar algumas relações deste projeto com a realidade, em termos de custo/benefício, segurança, confiabilidade e funcionalidade.

Justificativa - O projeto é relevante, pois existem alguns incovenientes do cotidiano que poderiam ser minimizados, ou mesmo erradicados, com a implementação da automação em reservatórios. Para citar alguns exemplos, temos o sistema de distribuição de água pela Copasa, no qual alguns problemas seriam evitados com o uso deste sistema - o incoveniente de ter que esperar alguns prazos para liberação de água, por exemplo. Poderíamos pensar também em grandes tanques de empresas, que precisam controlar o fluxo de substâncias líquidas, de acordo com a vazão de entrada e saída do recipiente. A proposta de esquematizar algo para um maior controle destas situações atraiu bastante o grupo, ainda mais porque a idéia báscia não é tão complicada como pode parecer.

Metodologia - O que mais nos preocupa, nesta parte, é justamente conseguir construir uma estrutura que controle a vazão do líquido no recipiente. Estamos pensando em trabalhar com algum tipo de bóia e válvulas eletrônicas, mas é claro que as idéias podem variar ao longo do projeto, e tomar até mesmo um rumo que ainda não estamos esperando.

»»  read more

Começo de Conversa

Somos alunos do segundo período de Engenharia de Produção Civil, e estamos criando este blog para um projeto de Laboratório de Física.

Nomes:
  • Matheus Emerich
  • Lucas Henrique
  • Leôncio Vieira
  • Leandro Moraes

O orientador do nosso projeto é o professor Anderson Higino.


Nosso grupo não teve dificuldades em lidar com a proposta do professor Anderson, uma vez que os integrantes já estavam bem familirizados entre si, pois todos são do mesmo período. A idéia inicial era construir um protótipo de uma barragem, em miniatura; mas foi notado que, no final das contas, esta tarefa resultaria mais em um trabalho artístico do que em um projeto de ciência. Com os planos vetados, mas com o espírito da idéia ainda permanecendo, pensamos em algo que seria mais útil, mais interessante, mais tecnológico e, de quebra, mais com cara de "engenhoca" - algo que funcionaria basicamente com o mesmo sistema. Pensamos num reservatório automatizado, que no lugar de controle manual humano, seria mais "inteligente", liberando água na medida da necessidade, conseguindo até mesmo controlar o fluxo da mesma.

Pensamos, de maneira bem básica, mas convincente, de como isso poderia funcionar. Com o apoio do professor Anderson, a idéia foi aceita. Agora, falta colocá-la em construção. A expectativa é que o trabalho resulte numa experiência consistente, promissora e que ultrapasse o nível mediano de satisfação. Bem, agora, só daqui a alguns meses saberemos como o projeto vai terminar. É isso aí, esperamos sucesso!
»»  read more