About The Author

This is a sample info about the author. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit. Quisque sed felis.

Get The Latest News

Sign up to receive latest news

Pages

4.28.2010

Relatório da semana 9

1) Ações previstas para a semana: Prosseguimento da construção do reservatório.

2) Ações realizadas na semana: O grupo irá se reunir ainda hoje, na aula de Laboratório de Física, para realizar mais uma etapa: a montagem de outra parte do reservatório. Cada integrante ficou responsável por levar uma parte do material.

3) Pendências principais: Apenas a construção do reservatório.

4) Dificuldades principais: O grupo não está encontrando alguma dificuldade que chege a "travar" o projeto. Tudo está indo bem.

5) Materiais práticos a providenciar: De imediato, para a próxima etapa de montagem, precisamos de uma garrafa Pet, um fio como uma extensão elétrica, uma válvula - semelhante àquela de máquina de lavar, talvez.

6) Materiais teóricos a providenciar: Nada, por enquanto.

7) Contatos a realizar: Nenhum, por enquanto.

8) Idéias a explorar: A nova idéia do mecanismo semelhante aos portões eletrônicos. Precisamos avaliar esta nova possibilidade.

9) Encaminhamentos para a semana seguinte: Aquisição de mais materiais.

10) Encaminhamentos para as semanas posteriores: Providenciar toda a cosntrução do reservatório.

11) Análise do cumprimento do cronograma: Estamos dentro do prazo pré-estabelecido.

12) Avaliação do andamento do projeto: O projeto está sendo bem desenvolvido, com andamento satisfatório.

13) Observações e comentários gerais; Por hoje, ''isso é tudo pessoal.''
»»  read more

Relatório da semana 8

1) Ações previstas para a semana: Após a construção do reservatório principal, o grupo pretendeu dar início às demais partes do reservatório.

2) Ações realizadas na semana: O grupo não deu prosseguimento prático na construção: surgiu uma nova idéia para o mecanismo eletônico de controle, e esta precisa ser estudada. Se trata de algo parecido com o mecanismo de portões eletrônicos. A construção seria muito mais fácil, mas corre o perigo de o trabalho ficar sem-graça, de tanta facilidade.

3) Pendências principais: Apenas a continuidade da construção.

4) Dificuldades principais: O grupo não está, por enquanto, encontrando dificuldades, nem na construção, nem em nenhuma outra área do projeto. Tudo está fluindo normalmente e melhor que esperávamos.

5) Materiais práticos a providenciar: Os mesmos de semana passada: mangueira, válvulas e os recipientes em geral.

6) Materiais teóricos a providenciar: O grupo não está precisando de providenciar materiais teóricos, por enquanto.

7) Contatos a realizar: O grupo está estudando a necessidade de contatar o pessoal técnico do Senai, como estávamos pretendendo.

8) Idéias a explorar: Como citado no item 2, há a idéia a ser estudada de um novo mecanismo eletrônico.

9) Encaminhamentos para a semana seguinte: Providenciar os materiais para dar prosseguimento à cosntrução.

10) Encaminhamentos para as semanas posteriores: Apenas aquilo que está pendente: construção do projeto.

11) Análise do cumprimento do cronograma: Estamos dentro do prazo, mas isso não significa que estamos com tempo para jogar fora.

12) Avaliação do andamento do projeto: O projeto está fluindo muito bem.

13) Observações e comentários gerais: O feriado que caiu nesta quarta-feira atrapalhou um pouco o grupo, uma vez que estamos montando o projeto todo nas próprias aulas (as aulas são na quarta).
»»  read more

4.14.2010

Relatório da semana 7 - começo da construção!

1) Ações previstas para a semana: cada integrante do grupo ficou responsável por adquirir um material para darmos início à construção do projeto. Ficou também combinado de dois integrantes fazerem uma visita ao pessoal do curso técnico de Instrumentação Industrial do Coltec-MG, para buscar certa ajuda, principalmente no que diz respeito às valvulas que precisarão ser usadas.

2) Ações realizadas na semana: A aquisição dos materias foi feita pelos integrantes. O que ainda nao aconteceu foi a visita que estava prevista. Ela será adiada sem maiores problemas, porque temos muito tempo até a etapa de construção em que as válvulas serão usadas.

3) Pendências principais: Definida a estrutura do reservatório, a única pendência evidente agora é construí-la.

4) Dificuldades principais: Precisamos iniciar a construção para observar possíveis dificuldades que surgirão.

5) Materiais práticos a providenciar: As válvulas, mangueiras e outras pequenas peças. Para a semana, foi providenciado um galão de água mineral, uma torneira e um "durepox", para começarmos a construção da parte maior do reservatório.

6) Materiais teóricos a providenciar: Por enquanto, não sentimos necessidade de consultar algum material teórico.

7) Contatos a realizar: Como citado no Item 1, o pessoal técnico de Instrumentação Industrial do Coltec-MG.

8) Idéias a explorar: As idéias que precisarão ser exploradas agora serão aquelas referentes ao manuseio prático da construção do reservatório, uma vez que a teoria da construção foi toda definida. Isso significa que o que precisa ser verdadeiramente explorado, daqui em diante, será alguma habilidade técnica, e não teórica.

9) Encaminhamentos para a semana seguinte: Providenciar os materiais necessáriso para a construção da segunda parte do reservatório.

10) Encaminhamentos para as semanas posteriores: Providenciar os materiais necessários para a construção das outras etapas do projeto.

11) Análise do cumprimento do cronograma: estamos seguindo num ritmo bom, dentro do prazo previsto, sem adiantamentos nem atrasos.

12) Avaliação do andamento do projeto: O projeto está, até que enfim, tomando corpo. Está num bom andamento.

13) Observações e comentários gerais: O grupo dividiu a construção do projeto em três partes: cada parte diz respeito a uma parte do reservatório, visto que o reservatório será, na idéia do grupo, constituído de três núcleos principais. Essa divisão foi importante para clarearmos os nossos objetivos, estabelecermos melhor as etapas e não atropelarmos nenhum item.
»»  read more

Relatório da Semana 4

Devido ao grupo ter confundido alguns deveres para a semana 4, acabamos por deixar passar o registro do relatório. Então, para acertar essa pendência, aqui vai, mesmo com um pequeno atraso, o relatório da referida semana.

1) Ações previstas para a semana: bolar, teoricamente, toda a estrutura do reservatório.

2) Ações realizadas na semana: Aperfeiçoamento das noções sobre o projeto e surgimento de algumas novas idéias e alternativas.

3) Pendências principais: Quase tudo, desde a definição da estrutura até a aquisição dos materiais.

4) Dificuldades principais: Estamos pensando que a principal dificuldade será adquirir a válvula solenóide.

5) Materiais práticos a providenciar: Todos! Nem sabemos ao certo listar quais, porque isso depende de como o grupo irá definir a construção do reservatório.

6) Materiais teóricos a providenciar: O grupo não está sentindo, no momento, necessidade de consultar algum material teórico; mas pensamos que isso será bastante provável na parte de construção prática.

7) Contatos a realizar: Não sabemos definir ainda.

8) Idéias a explorar: "Qual a melhor estrutura para o projeto ser construído?"

9) Encaminhamentos para a semana seguinte: Estudar algumas alternativas para o projeto, pois só temos uma opção em mãos. Ter um "plano B" é fundamental, pois se a nossa idéia der errado (e nem termos certeza se ela dará certo), então ficaremos na mão.

10) Encaminhamentos para as semanas posteriores: Providenciar os materiais básicos que, independentemente do rumo escolhido, serão essenciais para a construção de qualquer reservatório.

11) Análise do cumprimento do cronograma: Estamos dentro do prazo previsto.

12) Avaliação do andamento do projeto: O projeto está ainda um pouco "empacado", mas temos a impressão que, quando botarmos a mão na massa, a coisa vai fluir.

13) Observações e comentários: Não temos nada a acrescentar por hoje!!
»»  read more

4.06.2010

Relatório da semana 6

  1. Ações previstas para a semana: esperávamos alavancar o processo de construção.
  2. Ações realizadas na semana: não obtemos grandes avanços na construção, mas em compensação, tivemos mais uma idéia para "competir" com a que tínhamos antes.
  3. Pendências principais: aquisição dos materiais.
  4. Dificuldades principais: definição da estrutura controladora do reservatório.
  5. Materiais práticos a providenciar: resistores, válvula pneumática, mangueiras e recipiente.
  6. Materiais teóricos a providenciar: não estamos sentindo a necessidade, pelo menos no momento, de obter mais informações teóricas sobre o projeto.
  7. Contatos a realizar: não estamos prevendo necessidade de nenhum contato externo.
  8. Idéias a explorar: estamos quase completamente definidos quanto às várias opções de construção; o que nos resta é colocar em prática para ganharmos novas idéias com as novas dificuldades.
  9. Encaminhamentos para a semana seguinte: Providenciar os materiais para início da construção.
  10. Encaminhamento para semanas posteriores: De momento, apenas o desenvolvimento da construção.
  11. Análise do cumprimento do cornograma: Com mais uma semana sem entrar na próxima etapa, estaremos atrasados. Cremos que o prazo de definições está conhecendo o seu fim.
  12. Avaliação do andamento do projeto: se olharmos para as idéias, o projeto vai tão bem que já está concluído. Mas se olharmos para o que já foi construído de palpável, o projeto ainda nem começou. Em suma: fala colocar a "mão na massa".
  13. Comentários Gerais: Estamos em dúvida quanto a duas opções para construção do reservatório. Estas opções se diferem no que diz respeito à orçamento, dificuldade para construir e simplicidade de técnicas. Estamos pensando qual vertente iremos seguir; pode ser até mesmo que construamos dos dois jeitos, para apresentarmos possíveis vantagens ou desvantagens de uma em relação à outra.
»»  read more

Relatório da semana 5

  1. Ações previstas para a semana: esperávamos aperfeiçoar a idéia básica de construção do projeto.
  2. Ações realizadas na semana: As idéias parecem não estar evoluindo! Pelo jeito, teremos que começar o trabalho de construção somnete com o que já temos na cabeça. Tememos, assim, ter um projeto simplificado além da conta. Foi também nesta semana que começamos os trabalhos neste blog.
  3. Pendências principais: Aquisição dos materiais.
  4. Dificuldades principais: Definição da estrtura controladora do fluxo de água do reservatório.
  5. Materiais práticos a providenciar: resistores, válvula pneumática, magueiras e recipiente.
  6. Contatos a realizar: Não estamos prevendo necessidade de nenhum contato externo.
  7. Materiais Teóricos a providenciar: Não estamos sentindo a necessidade, pelo menos no momento, de providenciar mais informações teóricas sobre o projeto.
  8. Idéias a explorar: procurar o melhor mecanismo que atenda às necessidades do projeto. Através de pesquisas e na base da tentativa e do erro, esperamos definir como este mecanismo será construído e instalado.
  9. Encaminhamentos para a semana seguinte: Começar a pesquisar os locais de compra dos materiais para a primeira tentativa de construção projeto.
  10. Encaminhamentos para as semanas posteriores: dar início à primeira tentativa e construção do projeto.
  11. Análise do cumprimento do cronograma: Estamos ainda dentro do prazo previsto; talvez demorando mais do que precisamos nesta parte de definições iniciais.
  12. Avaliação do andamento do projeto: o projeto está muito teórico. Já está na hora de partir para a construção, para observarmos as possíveis dificuldades.
  13. Comentários gerais: Isso é tudo por hoje!
»»  read more

Semana 4 - Formulário de Descrição do Projeto

1) Título - Reservatório Automatizado


2) Equipe

Somos alunos do curso de Engenharia de Produção Civil. Componentes:

Professor coordenador e orientador do projeto: Professor Anderson Higino

3) Situação-problema

Existiria um mecanismo capaz de controlar a vazão de líquido em determinado reservatório, livre do controle humano manual? Seria possível automatizar esse controle? Seria possível usar o próprio nível de água para controlar essa vazão? Com o projeto, esperamos responder tais questões.

4) Objetivos

  • Objetivo Geral: Fazer um estudo simbólico do desenvolvimento da automatização de reservatórios funcionais.
  • Objetivos Específicos: Verificar os benefícios práticos e teóricos da utilização de reservatórios automatizados em relação aos manuais. Analisar algumas relações deste projeto com a realidade, em termos de custo/benefício, segurança, confiabilidade e funcionalidade.

5) Justificativa

O projeto é relevante, pois existem alguns incovenientes do cotidiano que poderiam ser minimizados, ou até mesmo erradicados, com a implementação da automatização em reservatórios. Para citar alguns exemplos, temos o sistema de distribuição de água pela Copasa, no qual alguns problemas seriam evitados com o uso deste sistema - o incoveniente de ter que esperar alguns prazos para liberação de água, por exemplo, uma vez que o controle do fornecimento seria automático. Poderíamos pensar também em grandes tanques de empresas, que precisam controlar o fluxo de substâncias líquidas, de acordo com a vazão de entrada e saída das mesmas no recipiente. A proposta de esquematizar algo para um maior controle destas situações atraiu bastante o grupo, ainda mais porque a idéia básica não é tão complicada como pode parecer.

6) Metodologia

O que mais nos preocupa, nesta parte, é justamente conseguir construir uma estrutura que controle o fluxo de líquido no recipiente. Estamos pensando em trabalhar com algum tipo de bóia, resistores e válvulas eletrônicas, mas é claro que as idéias podem variar ao longo do projeto. A parte de construção do reservatório em si é bastante simples, e não demandará muito trabalho - apenas um grande recipiente, uma plataforma para base e algumas mangueiras.

7) Etapas

  1. Definição teórica detalhada dos métodos, materiais e passos a seguir. Necessidade de aprovação do grupo e do professor orientador.
  2. Aquisição dos materiais e compra ou construção das peças que integram o projeto.
  3. Começo da montagem. Confecção de relatórios semanais para registro, e necessidade de avaliação e acompanhamento do professor.
  4. Finalização da montagem: avaliação final numa demonstráção particular para o professor, para acerto de últimos detalhes.
  5. Apresentação Final: apresentação aberta com vistas à aprovação do auditório em geral: coordenação da EPC, dos companheiros de curso, e alunos dos outros cursos.

8) Cronograma de trabalho

Não temos previsão muito precisa sobre a finalização do projeto, mas isso não nos impede de expormos aqui as nossas expectativas. Estamos esperando conluir as etapas nos seguintes períodos:

  • Etapa de definição teórica do projeto: até 14/04
  • Etapa de aquisição dos materias: 14/04 até 28/04
  • Etapa de montagem: 28/04 até 26/05
  • Preparação da apresentação: 26/05 até 02/06
  • Apresentação aberta: 02/06 até 09/06

Estas datas, é claro, são referentes ao ano de 2010.

É importante ressaltar que estas datas são apenas previsões nossas, estabelecidas com base nas variáveis mais superficiais. Tais datas poderão ser perfeitamente alteradas de acordo com as necessidades do projeto.

9) Orçamento

Nós não temos grandes previsões para o orçamento do projeto. Esperamos ter que gastar o mínimo possível, reutilizando todos os materiais. O que precisaremos comprar mesmo serão algumas válvulas, e quanto a isso, não temos muita noção do preço também. Esperamos que esteja numa média de R$15,00 a R$30,00.

Um fator que permitirá que nosso projeto não fique muito caro é que nós mesmos construiremos toda a aparelhagem - pelo menos esta é a nossa presente intenção. Não esperamos ter que contratar serviços de terceiros, pois não esperamos cumprir metas que precisem de muita qualificação técnica em quaisquer áreas. Assim, todo o custeio ficará por conta dos materiais utilizados.

»»  read more