About The Author

This is a sample info about the author. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit. Quisque sed felis.

Get The Latest News

Sign up to receive latest news

Pages

4.06.2010

Semana 4 - Formulário de Descrição do Projeto

1) Título - Reservatório Automatizado


2) Equipe

Somos alunos do curso de Engenharia de Produção Civil. Componentes:

Professor coordenador e orientador do projeto: Professor Anderson Higino

3) Situação-problema

Existiria um mecanismo capaz de controlar a vazão de líquido em determinado reservatório, livre do controle humano manual? Seria possível automatizar esse controle? Seria possível usar o próprio nível de água para controlar essa vazão? Com o projeto, esperamos responder tais questões.

4) Objetivos

  • Objetivo Geral: Fazer um estudo simbólico do desenvolvimento da automatização de reservatórios funcionais.
  • Objetivos Específicos: Verificar os benefícios práticos e teóricos da utilização de reservatórios automatizados em relação aos manuais. Analisar algumas relações deste projeto com a realidade, em termos de custo/benefício, segurança, confiabilidade e funcionalidade.

5) Justificativa

O projeto é relevante, pois existem alguns incovenientes do cotidiano que poderiam ser minimizados, ou até mesmo erradicados, com a implementação da automatização em reservatórios. Para citar alguns exemplos, temos o sistema de distribuição de água pela Copasa, no qual alguns problemas seriam evitados com o uso deste sistema - o incoveniente de ter que esperar alguns prazos para liberação de água, por exemplo, uma vez que o controle do fornecimento seria automático. Poderíamos pensar também em grandes tanques de empresas, que precisam controlar o fluxo de substâncias líquidas, de acordo com a vazão de entrada e saída das mesmas no recipiente. A proposta de esquematizar algo para um maior controle destas situações atraiu bastante o grupo, ainda mais porque a idéia básica não é tão complicada como pode parecer.

6) Metodologia

O que mais nos preocupa, nesta parte, é justamente conseguir construir uma estrutura que controle o fluxo de líquido no recipiente. Estamos pensando em trabalhar com algum tipo de bóia, resistores e válvulas eletrônicas, mas é claro que as idéias podem variar ao longo do projeto. A parte de construção do reservatório em si é bastante simples, e não demandará muito trabalho - apenas um grande recipiente, uma plataforma para base e algumas mangueiras.

7) Etapas

  1. Definição teórica detalhada dos métodos, materiais e passos a seguir. Necessidade de aprovação do grupo e do professor orientador.
  2. Aquisição dos materiais e compra ou construção das peças que integram o projeto.
  3. Começo da montagem. Confecção de relatórios semanais para registro, e necessidade de avaliação e acompanhamento do professor.
  4. Finalização da montagem: avaliação final numa demonstráção particular para o professor, para acerto de últimos detalhes.
  5. Apresentação Final: apresentação aberta com vistas à aprovação do auditório em geral: coordenação da EPC, dos companheiros de curso, e alunos dos outros cursos.

8) Cronograma de trabalho

Não temos previsão muito precisa sobre a finalização do projeto, mas isso não nos impede de expormos aqui as nossas expectativas. Estamos esperando conluir as etapas nos seguintes períodos:

  • Etapa de definição teórica do projeto: até 14/04
  • Etapa de aquisição dos materias: 14/04 até 28/04
  • Etapa de montagem: 28/04 até 26/05
  • Preparação da apresentação: 26/05 até 02/06
  • Apresentação aberta: 02/06 até 09/06

Estas datas, é claro, são referentes ao ano de 2010.

É importante ressaltar que estas datas são apenas previsões nossas, estabelecidas com base nas variáveis mais superficiais. Tais datas poderão ser perfeitamente alteradas de acordo com as necessidades do projeto.

9) Orçamento

Nós não temos grandes previsões para o orçamento do projeto. Esperamos ter que gastar o mínimo possível, reutilizando todos os materiais. O que precisaremos comprar mesmo serão algumas válvulas, e quanto a isso, não temos muita noção do preço também. Esperamos que esteja numa média de R$15,00 a R$30,00.

Um fator que permitirá que nosso projeto não fique muito caro é que nós mesmos construiremos toda a aparelhagem - pelo menos esta é a nossa presente intenção. Não esperamos ter que contratar serviços de terceiros, pois não esperamos cumprir metas que precisem de muita qualificação técnica em quaisquer áreas. Assim, todo o custeio ficará por conta dos materiais utilizados.

0 comentários:

Postar um comentário